Você já ouviu estalos ou tem dor na face e cabeça?

22/03/2022

É cada vez mais comum observarmos pacientes com problemas relacionados à articulação da mandíbula.

Normalmente há mais de uma causa envolvida no processo. 

Algumas destas causas são: estresse, bruxismo/apertamento (hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono, ou mesmo quando acordado), mastigação realizada de um lado apenas e ausências de alguns dentes que impedem a mastigação apropriada. 

A ATM (articulação que liga a mandíbula ao crânio) possui alta capacidade adaptativa, a pessoa pode passar anos apresentando alguns dos fatores relatados acima sem que apareça qualquer sintoma. Porém, chega um momento em que a degeneração da articulação passa a se tornar perceptível. 

Portanto esta é uma patologia que se inicia silenciosa e, se a causa persistir, os sintomas aparecerão.

Estes sintomas podem ser: estalos, dor à mastigação, dificuldade para abrir ou fechar a boca, desgastes dentários, dor de cabeça, entre outros.

O tratamento inicial é realizado através de medicamentos e orientações de cuidados locais para que o paciente saia da fase aguda de dor. Então é feito o tratamento a longo prazo, que tem como objetivo interromper a piora do problema e devolver função adequada, sem dor, ao paciente. Iniciamos normalmente pelos procedimentos mais simples, que na maior parte dos casos são suficientes. 

Em raros casos o tratamento evolui para procedimentos mais invasivos, podendo chegar à cirurgia articular.