Será que o meu caso é de Cirurgia Ortognática?
Existem casos em que o crescimento dos ossos da face ocorreu de modo inadequado, porém sutil. E outros em que esta alteração é mais evidente.
Quando a diferença entre a arcada superior e inferior é pequena e não há uma desarmonia clara na face (de frente ou de perfil), é possível amenizar o problema apenas com tratamento ortodôntico (aparelho), compensando os dentes e gerando alterações muito discretas na face.
Já quando a estética facial é prejudicada devido ao posicionamento do queixo muito para frente ou para trás, pouca exposição dos dentes no sorriso ou exposição excessiva da gengiva no sorriso, bem como assimetrias de face (rosto torto), somente com a Cirurgia Ortognática podemos atingir um resultado adequado, devolvendo a harmonia da face e a função mastigatória em conjunto.
Pode haver também problemas respiratórios associados, como a apnéia do sono e ronco, devido a mandíbula (arcada inferior) e até a maxila (arcada superior) estarem posicionadas muito para trás e impedirem a passagem correta do ar.
Desta forma, quando modificações maiores da estrutura da face são necessárias, a Cirurgia Ortognática está normalmente indicada.
Grande abraço, e até mais!