Pós operatório de Cirurgia Ortognática

02/10/2020

Muitos pacientes ficam receosos quanto ao pós operatório da cirurgia ortognática. Os questionamentos mais frequentes são: quantos dias ficarão afastados do trabalho, por quanto tempo terão restrições em relação a sua alimentação, entre outros. 

A cirurgia ortognática, por ser um procedimento de alta complexidade, terá um pós operatório que exigirá, sim, certos cuidados específicos para que a recuperação seja mais rápida e tranquila. 

Os cuidados a serem tomados:

  • Higiene

É importante que após a cirurgia a boca seja mantida limpa para evitar infecções. Para isso, é necessário higienizar os dentes e língua com escovação delicada após cada refeição. Como maneira de complementar a higiene da boca, devem ser realizadas irrigações na região dos pontos com Digluconato de Clorexidina em solução aquosa em uma concentração de 0,12%.

  • Alimentação

Nos três primeiros dias a alimentação deve ser líquida ou pastosa e deve ser ingerida em temperatura ambiente ou gelada. São exemplos do que o paciente pode comer nos dias seguintes à cirurgia: Sopa, purê, iogurte, sorvete, papinha de frutas, vitamina de frutas, gelatina e sucos. Pode-se também ingerir suplementos alimentares. Uma alimentação mais próxima a habitual, mas ainda com certas restrições poderá ser iniciada com aproximadamente um mês de pós operatório. 

  • Repouso

Na primeira semana de pós operatório o paciente deve permanecer em casa. Não se deve: pegar peso, tomar sol, praticar qualquer atividade física, sofrer impacto na região da face. O retorno ao trabalho dependerá do tipo de serviço que o paciente realiza, mas em geral em torno de três semanas após a cirurgia já é possível retornar às atividades. A pratica de atividades físicas deve ser suspensa por pelo menos 30 dias.

Seguindo as orientações com cuidado, esta fase mais incômoda do pós operatório passará e ficarão apenas os benefícios e ganhos que somente a Cirurgia Ortognática pode proporcionar! ; )