Por que eu aperto os dentes?
Estudos revelam que a maior parte dos sintomas como dor na mandíbula e cansaço ao mastigar, é relatada pela faixa etária de 20 a 40 anos e sua causa é complexa e multifatorial.
Acredita-se que 85% a 90% da população range os dentes em algum grau durante a vida e somente cerca de 5% desses pacientes, apresenta o bruxismo como condição clínica.
Ainda há poucos estudos descrevendo os detalhes desse assunto, porém a relação de substâncias neuroquímicas com o bruxismo está em destaque atualmente.
A dopamina é uma dessas substâncias, e é possível que a alterações dos seus níveis esteja diretamente relacionada com o desencadeamento de movimentos repetitivos coordenados, e tenha ligação com manifestações de estresse e ansiedade.
A causa do bruxismo ainda é obscura e vários são os fatores que podem estar relacionados com o seu desencadeamento. Alguns estudos sugerem que possa haver uma predisposição genética.
É necessário controlar as forças exercidas pelo bruxismo e apertamento, bem como tratar suas consequências, para que não evolua para um problema maior como fraturas e perdas dentárias, além de danos irreversíveis à articulação da mandíbula, que podem impedir as funções de abertura da boca e mastigação, além de gerar dor.
Cuide de você!
Fonte: Morais DC, Oliveira AT, Monteiro AA, Alencar MJS. Bruxismo e sua relação com o sistema nervoso central: Revisão de literatura. Rev bras odonto. 2015; 72: 62-65.