Patologia Oral e Maxilofacial: Cistos e Tumores dos Maxilares

25/04/2017

A patologia oral e maxilofacial é a especialidade destinada a identificação e tratamento das doenças que afetam esta região. E um dos maiores papéis do cirurgião bucomaxilofacial é o de diagnosticar.

Dentre os diversos tipos de patologias existentes, destacaremos aqui os cistos e tumores. Estas lesões são relativamente incomuns e devem ser consideradas sempre que houver um aumento de volume (expansão) dos maxilares.

Os cistos e tumores podem estar localizados tanto em tecido mole, como em tecido ósseo. Os cistos são como cavidades, normalmente preenchidas por líquido e revestidas por epitélio próprio. Já os tumores apresentam-se geralmente como lesões compostas de tecido maciço e compacto.

A causa deste tipo de lesão pode ser desde uma infecção dentária ou a presença de um dente incluso, até a proliferação inadvertida de células que, por exemplo, dão origem aos dentes.

Patologia associada a dente incluso.
Patologia associada a dente incluso.

Além do exame clínico, alguns exames complementares certamente serão necessários para possibilitar o diagnóstico final, como por exemplo: radiografias, tomografias, biópsias, entre outros. 

O tratamento irá depender do diagnóstico preciso, pois existem lesões inocentes que serão mais facilmente tratadas e outras que, mesmo sendo benígnas, possuem um alto índice de recidiva e terão de ser abordadas a partir de um procedimento mais complexo e cuidadoso.

Fique atento a qualquer anormalidade que possa surgir na cavidade bucal ou na face e procure um profissional capacitado para realizar o diagnóstico precoce e tratamento.