Implantes Osseointegrados

03/07/2017

O implante dentário é como um pino de titânio, semelhante a um parafuso, que é instalado ao osso da maxila ou da mandibula, e nele se fixa (osseointegra). O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído, e é nele que será instalado o dente artificial (coroa).

Período de Osseointegração

O implante leva, tradicionalmente, de 4 a 6 meses para integrar-se ao osso, dependendo da região em que ele foi instalado. Após o período de cicatrização será instalada a prótese, que é o dente propriamente dito.

Em geral, há duas possibilidades para que se possa instalar o dente, ou a prétese sobre os implantes, no mesmo momento da cirurgia:

  • 1. Protolocos superior e/ou infeiror (prótese total fixa)

Nestes casos, como há diversos implantes para compartilharem entre si a carga mastigatória, existe a possibilidade de a prótese definitiva ser fixada aos implantes no dia ou durante os primeiros dias após a cirurgia para coloção dos implantes. Pode ser realizada carga mastigatória leve a moderada nesta prótese no período inicial até a completa integração dos implantes.

Protocolo superior: 6 a 8 implantes. 

Protocolo inferior: 4 a 5 implantes.


  • 2. Estética imediata 

São coroas provisórias que são fixadas ao implante, mas que não podem sofrer carga, nem estar tocando o dente da arcada oposta. Por isto o termo estética imediata. Após o período necessário, a coroa definitiva pode ser instalada, agora sim, para exercer sua plena função.

Altura e espessura óssea

Para que seja possível a cirurgia de instalação do(os) implante(s), é necessário que haja altura e espessura óssea. A qualidade óssea também é de grande importância na condução do caso. Estas características devem ser avaliadas por um porfissinal compente com auxílio de exames de imagem adequados.

Quando o paciente não possui quantidade óssea suficiente, pode ser preciso realizar cirurgia de enxerto ósseo para viabilizar a colocação dor implantes. Mas isto é assunto para outro post. =)

O tratamento com implantes dentários é muito gratificante e qualquer tipo de receio em relação a este tema deve ser esclarecido e sanado, a fim de que o paciente se permita desfrutar dos benefícios estéticos e funcionais (e da qualidade de vida) que voltar a mastigar de forma efetiva traz.