Bichectomia, a cirurgia para delineamento da face

30/01/2021

O procedimento de Bichectomia, consiste na retirada do excesso de gordura das bochechas. A gordura desta região é denomidada Bola de Bichat, dando origem ao nome do procedimento.

A cirurgia é indicada para pessoas que desejam um rosto mais afilado, apresentando traços mais suaves e harmônicos, ou pacientes que costumam morder as bochechas. É procurada, em sua maioria, por pacientes que se sentem incomodados com o formato arredondado do rosto. Mesmo após emagrecer, o rosto pode manter esse formato, pois a bola de Bichat é a última gordura a ser absorvida em caso de perda de peso.

A Bichectomia é realizada por dentro da boca, sem deixar cicatrizes na face. Pode ser feita sob anestesia local, com duração aproximada de 40 minutos, e após 3 ou 4 dias o paciente estará liberado a retomar suas atividades, com restrição apenas para atividades físicas. Profissionais especializados, como o Cirurgião Bucomaxilofacial, estão aptos a realizarem o procedimento com segurança.

Por ser um procedimento cirúrgico, a Bichectomia apresenta alguns riscos, de ocorrência rara, como lesão aos ramos bucais do nervo facial e ao ducto salivar da glândula parótida, além de formação de hematoma, que podem ser reduzidos ao máximo, quando o procedimento é feito por profissional especializado em cirurgia facial.

Os resultados começam a ser percebidos somente a partir da segunda ou terceira semana de pós operatório, devido ao edema (inchaço) que normalmente ocorre nos primeiros dias que sucedem à cirurgia. O resultado final só poderá ser avaliado após 6 meses.

As contra indicação para o procedimento são bastante restritas, como pacientes que apresentem problemas sistêmicos, ou que ainda não tenham completado o seu crescimento. Porém há casos, nos quais o que torna a face arredondada não é somente a gordura presente nas bochechas, mas também a hipertrofia do músculo masseter, que está localizado próximo à essa região. Em pacientes que apresentam necessidade de implantes/enxerto ósseo na região posterior da maxila, deve-se ponderar, pois esta é uma condição que pode demandar futuramente do uso da bola de Bichat, para fechamento de comunicações bucosinusais, entre outras complicações.  Neste sentido, uma avaliação cuidadosa pelo profissional competente é necessária, para que possam ser elucidadas as possíveis limitações de cada caso.